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Aplicativo permitirá que passageiros enviem informações sobre ocorrências diversas no coletivo e que vai possibilitar melhor monitoramento do sistema

                                                                            

A nova versão do CittaMobi 4.0, aplicativo de celular que possibilita ao usuário ter informações sobre o transporte coletivo na cidade, foi lançado pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, na manhã desta terça-feira (08), no Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na sede da pasta, em Amaralina. Com novo leiaute, a intenção do sistema, com funcionalidades inéditas dentre as capitais brasileiras, é facilitar a comunicação do usuário com CCO, que monitora o sistema de transporte público em tempo real.

 Com apresentação técnica feita por Carlos Sampaio, responsável pelo CittaMobi em Salvador, a principal novidade são os botões de interação que possibilitam à população informar diversas ocorrências no coletivo, como desvio de itinerário, veículo que não parou no ponto, limpeza, avaliação dos motoristas, entre outros. Um dos novos recursos é o botão de “Incidente Grave”, através do qual o usuário alerta ao CCO situações de emergência, como assaltos ou outros tipos de violência dentro do coletivo. Para ter acesso a essa ferramenta, o usuário deverá atualizar o aplicativo e fazer um cadastro informando e-mail e CPF. Uma equipe especializada da Semob estará encarregada especialmente para tratar dessas ocorrências.

 Outra novidade é a possibilidade do passageiro poder acompanhar a duração de sua viagem após embarcar no ônibus, e ligar um alerta que vai despertar quando ele chegar próximo da parada informada no aplicativo. Desde quando foi lançada a primeira versão do CittaMobi em Salvador, mais de 53 milhões de consultas já foram realizadas e cerca de 375 mil pessoas fizeram o download do aplicativo.

 Avaliação - Para o prefeito ACM Neto, os números mostram a importância do CittaMobi nesse novo momento do transporte público em Salvador. “Ainda há um longo caminho a ser percorrido para a melhoria do sistema, mas os avanços iniciais já trazem impacto direto na vida dos cidadãos. Hoje, o aplicativo permite ao usuário se organizar melhor na hora de pegar o coletivo, economizando tempo gasto no deslocamento ou nos pontos de ônibus. Além disso, com as informações do CittaMobi, já conseguimos intervir em 67 linhas consideradas mais críticas da cidade. Com essa nova versão, teremos mais interatividade dos cidadãos, o que vai trazer mais qualificação à informação que a Prefeitura possui”, afirmou.

 O prefeito também aproveitou para convidar a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a participar do acompanhamento do sistema , seja através de um assento no CCO ou com indicação de central para envio das informações pela Prefeitura. “Pedimos também a colaboração dos cidadãos para evitar trotes no CittaMobi e lembramos que quem estiver fora dos ônibus e identificar alguma ocorrência também pode acionar o aplicativo para informar o fato”, complementou.

 “Esta nova versão do CittaMobi vai contribuir significativamente para a melhoria do transporte público, pois o usuário vai atuar como um fiscal e informar diretamente ao Centro de Monitoramento onde está havendo falhas. A partir disso vamos poder coibir os erros e tomar providências para que eles não se repitam”, destacou Fábio Mota. 

                                                                         

 Acesso - O CittaMobi e o CittaMobi Acessibilidade podem ser baixados gratuitamente nas lojas Google Play ou App Store. Para quem tem celular Windows Phone ou com outros sistemas operacionais, basta acessar o site www.cittamobi.com.br que as mesmas informações são fornecidas.

Outros avanços – O aplicativo CittaMobi é uma da série de ações que a Prefeitura tem promovido para melhorar o transporte público em Salvador. Dentre elas estão a implantação do Domingo é Meia, no qual o usuário paga meia passagem aos domingos; o Bilhete Único, que possibilita ao passageiro pegar dois ônibus para um único sentido em um intervalo de duas horas com o valor de uma passagem; a licitação do transporte público de Salvador; a reforma e modernização da Estação da Lapa; a instalação de 21 pontos de autoatendimento do Salvador Card em diversos pontos da cidade; e o Corujão 24 Horas, com linhas de ônibus circulando também pela madrugada, dentre outras iniciativas. 

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